Aqui no estúdio a gente sempre recebe essa pergunta: “identidade visual é mais que um logotipo?” – e esse post é para responder a todos que um dia já tiveram essa dúvida, ou mesmo para aqueles que ainda se questionam sobre a validade de investir em uma identidade visual para sua marca.
Mas afinal, o que é um logotipo?
Para começar, vamos entender o que é um logotipo. Por definição, é uma assinatura institucional composta por elementos gráficos como símbolos e tipografia que representam uma marca. Portanto é peça central da identidade, a principal forma pela qual o seu público conhecerá seu negócio ou projeto.
No entanto, o logotipo é apenas uma peça da identidade de uma marca. E para entender isso é necessário pensar que tudo que envolve seu negócio ou projeto comunica algo. Desde a fachada de um escritório ou loja, uma assinatura de email, a embalagem por onde o cliente recebe seu produto, a vestimenta que você ou seus funcionário utilizam, entre muitos outros pontos. Todos eles constituem uma imagem que o cliente tem do seu negócio, projeto ou serviço, portanto identidade visual seria o conjunto completo de elementos visuais que representam sua marca, incluindo e começando pelo logotipo, mas envolvendo muitos outros pontos.
Logotipo, a fundação de um longo prédio
Eu costumo explicar para os clientes do estúdio que se pudermos fazer uma analogia do processo de construção de uma marca da perspectiva visual, associaríamos a o processo de construção de um prédio. O logotipo seria como a fundação, é portanto a primeira peça que deve ser criada e bem projetada, pois sem ela, o prédio não tem como crescer e se estruturar. Diversos clientes já vieram me procurar muito chateados por terem feito um logotipo sem a orientação profissional e acabaram por investir em outros materiais, como fachada de loja, cartão de visita e etc. No entanto, com o crescimento da marca surge a necessidade de uma comunicação mais coerente e nesses casos, perde-se o investimento feito em outros materiais. E se torna necessário fazer tudo novamente.
+ CONTE CONOSCO PARA CRIAR O SEU LOGOTIPO DE FORMA PROFISSIONAL E ACESSÍVEL
Por isso a recomendação é que o logotipo seja o primeiro investimento em um negócio e deve ser feito com um bom profissional. Assim você terá a garantia de solidez da marca, pois com um bom logotipo, com o tempo é possível investir nos outros pontos que compõem a identidade de uma marca.
Identidade visual, um conjunto que compõem a marca
Por fim, podemos dizer então que uma identidade visual é composta por todos os elementos que fazer parte da apresentação visual de um negócio. Pode ser um site, uma estampa, um cartão de visita, o feed das redes sociais, um uniforme, papelaria, embalagens, entre muitas outras possibilidades. Tudo que visualmente representa a sua marca faz parte da identidade visual dela. O logotipo é portanto apenas uma das peças. Com certeza a mais importante, porém ainda sim, uma parte de muitas outras. A nossa recomendação no estúdio é que você invista primeiro no logotipo. Comece por ele, mas não pare. Há muito o que trabalhar na comunicação visual de uma marca e o nosso trabalho é te oferecer uma consultoria completa das melhores soluções para o seu negócio.
Por isso se você não sabe como pode melhorar a sua identidade visual, envie nos uma mensagem. Nós fazemos uma análise completa e entregamos para você um orçamento sob medida com tudo que você pode fazer para aperfeiçoar e fazer crescer o seu negócio. Conte conosco!