Exemplo de aplicação da estampa em papel de seda
Um dos serviços que mais indicamos aqui no estúdio para quem está em fase de projeto da Identidade Visual é a criação de uma estampa para a marca. Pois sabemos do resultado que esse material traz e sempre recomendamos que seja feito no início de tudo, com o logotipo. Isso porque as possibilidades de aplicação são infinitas e justificam o investimento, sendo uma das peças mais importantes da Identidade de uma marca. Porém é provável que você tenha algumas dúvidas sobre esse processo. Por isso fizemos esse artigo para ilustrar todos os benefícios que esse material pode trazer para o seu negócio e tirar de vez todos os receios que você possa ter sobre esse investimento.
Exemplo de aplicação da estampa em cartão de visita
Estampa para a marca: Mas afinal, o que é isso?
Em definição, estampa é uma criação de um padrão visual com elementos que compõem a identidade. São as cores, símbolos, tipos, que ao serem reproduzidos se repetem geometricamente e são aplicados em diferentes peças e tamanhos. É um material muito versátil que aliado ao logotipo, se torna um elemento forte de associação da marca. E que tornam os materiais gráficos mais ricos e elaborados.
Exemplo de aplicação da estampa em embalagem
Sendo assim, o motivo principal pelo qual indicamos o investimento é essas infinitas possibilidades de aplicação. Pois ao ter uma estampa, o cliente poderá aplicar em qualquer material da marca. Dessa forma o padrão acaba sendo usado como base para variar o uso do logotipo. Não deixando a marca monótona e trazendo mais força para a identidade como um todo.
São alguns exemplos de aplicação: cartão de visitas, embalagens, papel de parede de um escritório ou loja, papel seda, em tecido, materiais institucionais, entre outros.
Exemplo de aplicação da estampa em etiquetas e tags
Estampa para a marca: mas porque fazer logo no início do projeto?
É importante dizer que é possível criar a estampa em qualquer momento. Mas por ser um material base, que será usado em outras mídias, recomendamos ser feito junto com o logotipo. Pois ele e suas variações são os pilares que sustentarão os outros materiais da marca. Porque vamos pensar no seguinte cenário: se você criar a estampa depois de ter investido em cartão e na decoração do seu estabelecimento, por exemplo, ao decidir criar a estampa depois, terá que refazer alguns materiais e perderá o seu investimento. Por isso é sempre recomendável investir nela antes de tudo. Pois assim, poderá usa-la em tudo que fizer daquele momento em diante.
Espero que tenha compreendido a importância e o valor desse material para a identidade do seu projeto. Por isso, caso queira dar esse passo, conte com o estúdio. Pois vamos adorar te ajudar nessa nova fase do seu negócio e te ajudar a criar a melhor estampa para o seu projeto!